O que é Virtualização?
Talvez a melhor definição para virtualização seja: “o processo de criar uma representação baseada em software (ou virtual) de algo, em vez de um processo físico” (VMWARE). O conceito em si é muito amplo e é aplicado em diversos segmentos da Tecnologia da Informação, desde um IP Virtual à uma rede virtual ou até mesmo um Android virtual, porém daremos enfase para os Servidores Virtualizados.
Quais os benefícios de utilizar a Virtualização em Servidores?
Podemos citar vários benefícios mas para sermos objetivo citaremos aqui os principais:
Economia em Hardware
Se focarmos apenas no processador de um servidor já poderemos notar a grande economia que podemos ter em termos de hardware com a utilização da virtualização. A maioria dos servidores opera com menos de 15% da capacidade,o que leva à proliferação e à complexidade dos servidores.
E se fosse possível usar esses 75% para processar outros programas ou até mesmo executar outros sistemas operacionais?
Dessa forma a virtualização vem para resolver esse problema, por meio de um software você é capaz de criar um ambiente que simula o ambiente físico, ou seja com um servidor físico você poderá gerar vários servidores virtuais limitando-se apenas pela capacidade total do servidor físico e assim conseguindo aproveitar aquele tempo ocioso que antes era desperdiçado.
Economia em Espaço e Financeira
Se com um servidor você consegue criar vários servidores virtuais imagine uma empresa que precisa de: servidor de dns, servidor de e-mail, servidor de dados, servidor de backup, servidor proxy e servidor de hospedagem.
Normalmente a empresa compraria 6 servidores e separaria uma sala de tamanho adequado para comportar esses servidores e também teria um custo a considerar com refrigeração.
Com a virtualização ela consegue dependendo de suas necessidades montar todos esses servidores em um único servidor físico, o que resumidamente traria uma economia enorme pois não tomaria tanto espaço na empresa, a refrigeração seria mais simples e seria apenas um único servidor necessário para toda a infraestrutura.
Resumidamente a Virtualização nos proporciona:
Particionamento
- Execução de diversos sistemas operacionais em uma máquina física
- Divisão de recursos do sistema entre máquinas virtuais
Isolamento
- Fornecimento de isolamento de falhas e segurança no nível do hardware
- Preservação do desempenho com controles avançados de recursos
Encapsulamento
- Gravação em arquivos do estado integral da máquina virtual
- Facilidade para mover e copiar máquinas virtuais (tão fácil quanto mover e copiar arquivos)
Independência de hardware
- Aprovisionamento ou migração de qualquer máquina virtual para qualquer servidor físico
Não é computação em nuvem
Computação em nuvem não é o mesmo que virtualização. Na verdade, computação em nuvem é algo que você pode fazer usando virtualização. A computação em nuvem descreve o fornecimento de recursos compartilhados de computação (software e/ou dados) sob demanda pela Internet.
Requisitos
Para suporte dos sistemas operacionais hospedados, é recomendado ou exigido processadores com tecnologias AMD-V (www.amd.com/virtualization) ou Intel VT (http://www.intel.com/technology/virtualization)